top of page
WhatsApp Image 2023-12-14 at 09.19.01.jpeg

DEZEMBRO 2023

COMUNIDADE

AÇÃO COLETIVA POR UM NATAL MAIS DOCE...

As crianças assistidas por instituições sociais de Itapema terão um Natal mais doce este ano. De ontem (14/12) até a próxima semana, elas recebem a visita do 'Papai Noel' com caixas de bombom para alegrar a data.

São mais de mil caixas de bombom doadas pela Profor Construtora e seus colaboradores, em uma ação lançada pela empresa e que também contou com doações da comunidade, clientes e parceiros de negócios. A coleta foi feita de 06 de outubro a 30 de novembro.

A Profor – uma empresa com 23 anos de mercado e sede em Itapema - tem em sua programação de final de ano campanhas sociais com foco na comunidade. O objetivo é levar o espírito natalino a quem doa, e um pouco de magia a quem recebe. O CEO da marca, empresário João Formento, fala mais sobre a iniciativa. “Sabemos que o Natal é um momento especial, principalmente para as crianças. Já fomos crianças e lembramos a expectativa com a data e tudo que ela envolvia em nosso imaginário infantil”, relembra Formento. Ele ressalta que ações como esta são positivas para levar alegria a quem é presenteado, mas também para envolver no espírito do Natal quem é tocado pela iniciativa e faz seu gesto de doação.

A distribuição das caixas de bombom começou às 14 horas de ontem no Bairro Morretes. Total de 130 crianças atendidas pelo Instituto Desenvolvimento Social Esperança (IDE) foram presenteadas, numa tarde animada e regada a brincadeiras, chocolates e refrigerante. A Associação Comunitária de Consumidores e Moradores dos Bairros Alto São Bento e Sertãozinho (AMBASS) e Casa Madre Teresa de Calcutá também serão contempladas, assim como bairros de Itapema, onde uma equipe da construtora passará de carro distribuindo as caixas de chocolate para as crianças. A ação de entrega contará com a participação voluntária de colaboradores da Profor e demais pessoas que se integraram à iniciativa.

“Natal é momento de abrir o coração, é encontrar tempo para olhar os outros com mais carinho e cuidado. Cada pessoa que tirou um tempo do seu dia para comprar uma caixa de chocolate e depositar em nossa caixinha de coleta se aproximou um pouco mais desse espírito mágico. Isso também importa para nós porque sabemos que estas pessoas irão replicar, multiplicar e contagiar mais pessoas com este sentimento que já deixaram entrar em seus corações”, finaliza o CEO.

AGOSTO 2023

PORTO BELO

EMPREGOS NA CONSTRUÇÃO CRESCEM 190%

190%. Este foi o percentual de crescimento em empregos na construção civil de Porto Belo nos últimos três anos. Enquanto muitos setores da economia retraíram durante e após a pandemia, o mercado imobiliário na cidade deu um salto em volume de obras e novas frentes de trabalho no setor.

Com estoque atual de 1.384 empregos (Caged/Junho), a construção civil chama atenção em relação aos números de 2020, quando estavam formalmente empregadas no setor 476 pessoas. O estoque de empregos se refere aos vínculos CLT ativos no momento do levantamento feito mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego em todo o país.

 

Na área compreendida pela Costa Esmeralda (Itapema, Porto Belo e Bombinhas), a cidade de Porto Belo apresenta mais que o dobro na expansão de frentes de trabalho na construção civil. A média na região está em 86% nos últimos três anos, contra os 190% de Porto Belo. Considerando que a cidade tem cerca 27 mil moradores, com 9,6 mil delas ocupadas, o setor emprega quase 15% da mão de obra ativa. E o crescimento populacional é outro diferencial da cidade, que superou os 70% em aumento no último censo realizado pelo IBGE em 2022, ficando em segundo lugar na região da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) e bem à frente das médias nacional (6,4%) e estadual (21,7%).

 

Construtor há mais de 23 anos e CEO da Profor, o empresário João Formento trabalha na construção de dois residenciais de alto padrão na cidade, o Reserva do Arvoredo, com entrega prevista para 2026, e o The Porto Plaza, com entrega prevista para 2027. Juntos, os dois empreendimentos somam 100 mil metros quadrados de área e geram cerca de mil empregos diretos e indiretos. “O perfil de investimento em Porto Belo expandiu consideravelmente nos últimos anos, o que nos impulsiona a projetar e construir empreendimentos direcionados a este público. Hoje, Porto Belo se destaca no cenário nacional em vários indicadores, a exemplo do PIB per capita, que é o 30º de Santa Catarina num cenário de quase 300 municípios, e também o IDH, que é de 0,792, considerado alto. As belezas naturais de Porto Belo, a excelente localização geográfica e as oportunidades de negócios são outros fatores de grande potencial que atraem pessoas dispostas a investir e a morar na cidade”, avalia, lembrando números recentemente divulgados que colocam a média em volume anual de obras autorizadas na cidade à frente da média na vizinha Balneário Camboriú.

 

Com o know-how de quem já entregou ao mercado 16 empreendimentos, que somam 21 torres e superam a marca dos 210 mil metros quadrados construídos na vizinha Itapema, João Formento será responsável por dar ainda mais visibilidade à região dentro de pouco tempo. É a sua construtora que assinará o Empire 234, o residencial mais alto de Itapema, sexto mais alto do Brasil e repleto de exclusividades.

DSC05774.JPG

JULHO 2023

CONSTRUÇÃO CIVIL

OBRA MAIS SEGURA CONTA COM O APOIO DOS TRABALHADORES

Hoje, 27 de julho, se celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data foi instituída há exatos 50 anos no Brasil.

Engajar as equipes numa percepção coletiva de segurança e importância de seguir as normas que asseguram o bem-estar de todos dentro do canteiro de obras é o objetivo de qualquer construtora que atue em conformidade com a legislação em vigor. E é exatamente esta uma das propostas do Programa Obra Mais Segura, uma iniciativa do Sistema FIESC que visa levar mais saúde e segurança ao dia a dia da indústria da construção civil em Santa Catarina. A base do trabalho é a coletividade, onde os próprios profissionais dentro do canteiro de obras disseminam a informação entre seus pares.

 

Com o programa, a vida humana é preservada, e se conquista redução no número de acidentes e afastamentos ocupacionais. Também é possível reduzir multas, embargos e ações regressivas relacionadas a estas questões. A ação já chegou a Itapema, cidade com o segundo metro quadrado residencial mais valorizado do Brasil, onde o setor se encontra aquecido e emprega formalmente mais de oito mil trabalhadores, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

 

As construtoras que aderem ao programa podem inserir quantas obras quiserem. Seguindo todas as regras e orientações, a empresa conquista o selo “Obra mais segura”. Este é o caso da Profor Construtora, que atua no mercado local há 23 anos e já formou seus 'Somas' – Supervisores Obra Mais Segura. São eles que ficam responsáveis por disseminar informações relacionadas à prevenção de acidentes e promoção à saúde para outros trabalhadores e também monitorar o cumprimento das ações.

 

O CEO da Profor, empresário João Formento, explica que os Somas também fornecem relatórios às entidades responsáveis pelo programa, que avaliam se a construtora segue todas as recomendações. “O foco é a vida, e isso já justifica qualquer esforço e iniciativa. Estamos com o Obra Mais Segura no Reserva do Arvoredo e no The Porto Plaza, o que soma mais de 300 profissionais envolvidos. A segurança sempre vem em primeiro lugar, em qualquer coisa da vida, e num ambiente de trabalho como um canteiro de obras ainda mais”, reforça Formento. O empresário comenta que o programa foi muito bem recebido pelas equipes. “Damos treinamentos constantemente para o nosso pessoal e este programa veio somar aos esforços que já empenhávamos antes, agora com o diferencial desta certificação que estamos buscando e com esta dinâmica diferenciada, que motiva ainda mais os profissionais a abraçarem a ideia”, pontua, se referindo à presença dos supervisores engajados na disseminação das informações e monitoramento das equipes.

 

O programa se apoia nas normas de Segurança e Saúde no Trabalho dispostas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e, em Itapema, é viabilizado através de parceria entre o Sinduscon Costa Esmeralda com o Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), e CDIC (Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção) da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

BROOKLY TOWER5.jpeg

JUNHO 2023

ECONOMIA
ITAPEMA GANHA RESIDENCIAL INSPIRADO EM BAIRRO HISTÓRICO

Sediado na cidade que apresenta uma das maiores taxas de crescimento populacional do País, o Brooklyn Tower está de portas abertas. Assinado pela Profor Construtora, o residencial de alto padrão foi entregue aos clientes após cerca de dois anos e meio de construção, em evento inédito marcado pela personalização. Localizado em Meia Praia, Itapema, o empreendimento inovou na forma de fazer a entrega das chaves aos novos proprietários. Ao invés da tradicional festa de inauguração, a Profor montou uma equipe de especialistas que se revezaram em atendimentos individuais aos clientes. Com hora marcada para ser recepcionado, cada proprietário foi acompanhado à sua unidade adquirida e apresentado a todos os detalhes do imóvel, desde as características que envolvem a tecnologia aplicada até questões mais simples como uso e manutenção das instalações.


“O mercado está em constante evolução e não podemos ficar parados no tempo. A Profor se destaca pela alta qualidade construtiva de suas obras, mas também pelo perfil arrojado, sempre trazendo a Itapema o que existe de mais moderno no mundo em termos de mercado imobiliário”, afirma o CEO da marca, João Formento. E foi nos Estados Unidos, no distrito que nomina o empreendimento, que a construtora buscou inspiração para o projeto. Em detalhes sutis de traços e cores, o residencial traz um pouco da experiência de caminhar pelo Brooklyn – local mundialmente conhecido pela diversidade cultural e formas arquitetônicas que muito lembram os filmes norte-americanos.


SUCESSO
Com 100% do empreendimento já comercializado, a Profor celebrou com os novos proprietários o sucesso da obra. O Brooklyn foi entregue com dois meses de antecedência em relação à data estimada, trazendo novas tecnologias em cada detalhe. A torre de 23 pavimentos abriga 32 apartamentos de três e quatro suítes, mais a cobertura com cinco suítes distribuídas em cerca de 300 metros quadrados de área construída. Do alto, uma esplendorosa vista panorâmica se descortina, trazendo toda a beleza do mar e da cidade em movimento.

Dos 23 andares, 17 são destinados aos apartamentos. Os demais espaços se dividem entre garagens – de duas a três unidades por apartamento - e salas comerciais. Com portaria cujo ingresso ocorre através de reconhecimento facial, e acesso de garagem onde tags substituem os tradicionais controles remotos, o Brooklyn é a 16a obra entregue pela Profor em seus 23 anos de mercado.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR:

Edifício em construção 4

JUNHO 2023

ECONOMIA

CONTRATAÇÕES CRESCEM 14% NA CONSTRUÇÃO CIVIL DE ITAPEMA

O estoque de empregos gerado pela construção civil de Itapema já alcança os 7.958 trabalhadores, aumento de 14% em relação ao estoque do ano passado, quando o setor empregava diretamente 6.965 pessoas. Os números são do Ministério do Trabalho e Emprego e mostram a relevância da atividade na geração de emprego e renda. Neste cenário, grandes construtoras ocupam papel importante contratando moradores e pessoas que vêm de outras regiões em busca de oportunidade.

Exemplo disso é a Profor Construtora e Incorporadora, sediada em Itapema há 23 anos e geradora de mais de mil empregos, entre diretos e indiretos. Desde sua fundação, a empresa já entregou ao mercado 200 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em residenciais que somam 588 apartamentos. A Profor acompanha a evolução da construção civil no município em empregabilidade. Na empresa, o número de contratações, de 2022 para 2023, cresceu acima da média da cidade, ficando em torno de 20%. Este aumento se deve aos novos lançamentos colocados à venda pela marca. A construtora possui 160 mil metros quadrados em construção, mais de 520 clientes ativos, cinco obras em andamento e seis projetos futuros. Atualmente, as equipes trabalham na finalização dos residenciais Brooklyn Tower e Times Square, em Meia Praia, com previsão de entrega para este ano, enquanto a empresa se prepara para lançar outros dois empreendimentos em Porto Belo: o The Porto Plaza e o Reserva do Arvoredo, nos bairros Balneário Perequê e Alto Perequê, respectivamente.

João Formento, CEO da Profor, ressalta que o alto padrão construtivo do mercado imobiliário de Itapema demanda cada vez mais mão de obra e qualificação. “Em projetos futuros, temos 500 mil metros quadrados em obras programadas. Não tenho dúvida de que a qualidade do trabalho começa no canteiro de obras e destaco que os dados de empregabilidade não significam apenas números, mas mostram a força de um setor que gera emprego, renda e profissionalização a milhares de trabalhadores e famílias itapemenses”, avalia Formento. Com grandes planos para o futuro, a Profor planeja o lançamento de um empreendimento que se tornará ícone em Itapema: o Empire 234. Com entrega prevista para 2030, o Empire 234 estará entre os cinco maiores arranha-céus do Brasil.

bottom of page